Ubiratan Fazendeiro
Educador@s sociais visam garantir a atenção, defesa e proteção à pessoas em situações de risco pessoal e social, procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as, identificando suas necessidades e demandas e desenvolvendo atividades e tratamento.
São profissionais especializad@s em oferecer respostas compreensivas, ajustadas, programáticas e propositivas a pessoas e grupos sociais em condição de vulnerabilidade, como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiências, drogadictos, adolescentes em situação de reclusão, em liberdade assistida, em abrigos e população em situação de rua e outros problemas sociais de forma a contribuir para melhorias das suas condições de vida.
A educação social é estratégia para empoderamento (empowerment) de indivíduos e pessoas que gozam do mesmo convívio, para fortalecer valores e atitudes em relação à saúde, à segurança, à afetividade, ao aculturamento, à espiritualidade, à organização social, à organização econômica e ao exercício pleno da cidadania.
O compromisso dos educador@s sociais também é com a transformação do meio social.
Trabalhamos com a educação não formal, que possibilita liberdade de experimentação e construção metodologia com o o próprio grupo que atuamos, por isto se faz necessário observar e interpretar as reais necessidades da comunidade, valorizar a importância de cada situação e viabilizar a reflexão através de rodas de conversas, da arte e de oficinas, na busca de soluções.
Na nossa atuação com o indivíduo, há a necessidade de estabelecer uma relação de confiança, motivando-@ ao planejamento da vida, da autonomia e da ação para que o educand@ e seus descendentes, depois de algum tempo programado, de assistência diferenciada, das políticas sociais do Estado ou de ONGs não precise ser mais assistido.
Somos agentes de saúde, agentes de ação social, arte educadores, conselheiros tutelares, cuidadores, educadores sociais de rua, educadores ambientais, instrutores educacionais, mestres de cultura popular, monitores de dependente químico, orientadores sócio educativos, recreacionistas, sócio educadores e técnicos de nível superior, geralmente da área da educação, psicologia, ou sociologia. Esta polivalência favorece a nossa intervenção nos mais diversos contextos, educativos, sociais, culturais econômicos e etários,
Devemos priorizar as crianças e adolescentes expostos à negligência, à discriminação, à exploração, à violência, à crueldade e à opressão, e em situação de risco à vida, risco à saúde, risco à alimentação e risco de evasão escolar.
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