quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ESCOLA DE POLITICA E CIDADANIA.


NÃO PERCAM A OPORTUNIDADE!

Aulas com inicio em fevereiro de 2013

Inscrições para a Escola de Política e Cidadania para 2013

Acesse a ficha de inscrição > Ficha Inscrição EPC


INSTITUTO DE TEOLOGIA E FILOSOFIA SANTA TERESINHA
Av. São João, 2650, Jardim das Colinas – São José dos Campos – SP
Mais informações
Na secretaria da EPC (funciona junto a Secretaria da Paróquia São José)
Av. Mal. Castelo Branco, 26, Centro, São José dos Campos – SP
Telefones: (12) 8800-9630 / (12) 8246-0567 / (12) 9763-8163   c/  Inês
 ___________________________________

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

VI ENES - Encontro Nacional de Educação Social



Realizou-se em Goiânia no período de 15 a 18 de novembro de 2012, no Auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás,  Goiânia  o VI ENES - Encontro Nacional de Educação Social
As discussões focaram na regulamentação da profissão, formação, organização e praticas dos (das) educadores e educadoras sociais.
As discussões foram realizadas das seguintes formas:
Mesas redondas e debates
- Educação Social: Pluralidade de Práticas, Espaços e Políticas Públicas Expositores:
- Educação Social: Regulamentação, Formação e Organização (discussão sobre a PL 5346/09)
Grupos Temáticos
- Concepções metodológicas de educação social Formação Profissional e Regulamentação profissional
- Organização dos trabalhadores em educação social.
No final foi feita leitura da Carta de Goiânia; documento que resume os debates e conclusões que logo divulgaremos e foi criada oficialmente a Associação Nacional de Educadores e Educadoras Sociais (o nome definitivo está em estudo)
O VI ENES teve as participações de Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, Campanha Nacional Criança não é de Rua, Movimento da População Adulta de Rua, Ministério da Educação e Cultura, Deputado Francisco Lopes, Associação de Educadores do Ceará, Associação de Educadores de São Paulo, Associação Internacional de Educadores Sociais, Rede de Educação Cidadã.
Educadoras e educadores da do Vale Paraíba e Litoral Norte foram representados  pelo educador social Ubiratan Fazendeiro
O próximo ENES será em São Paulo em 2015.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Como ser educador social


Por GLG Contributor December 20, 2011


Como ser educador social
Como ser educador social

Educador Social, uma profissão nova e necessária.

É cada vez mais urgente ter profissionais de educação não-formal que contribuam para a formação de crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social: abuso físico, moral ou psicológico.
A educação formal não dá conta das mazelas de grandes cidades como São Paulo: carência de educação moral, marginalização das classes baixas moradoras das periferias, acesso à educação e cultura das classes excluídas geográfica e moralmente (indígenas, homossexuais, moradores de rua, dentre outros). Diante de tantas demandas, eis que o Educador Social aparece para propiciar o aumento da humanização das relações sociais, auxiliando os grupos que estão momentaneamente em condições de vulnerabilidade social.
Você pode atuar como Educador Social em instituições como ONGs, hospitais ou mesmo atuando no próprio bairro tendo uma atitude solidária e atenciosa com seus vizinhos.
O principal da profissão é estar disponível para perceber e ouvir o outro, aceitar diferenças e trabalhar os preconceitos que todos nós temos.
Instruções

  1. 1
    Para ser um Educador Social é necessário que você esteja disposto fisicamente e psicologicamente a lidar problemas, uma vez que esse profissional, em muitos casos, lida com pessoas que estão em situação de abusos diversos, carentes e desprovidas de atenção, carinho, respeito e, em muitos casos, carentes de valores morais. O profissional da área precisa ser uma pessoa equilibrada emocionalmente e espiritualmente.
  2. 2
    Para trabalhar em ONGs, Instituições Culturais ou Hospitais fique atento aos anúncios de empregos nos sites especializados, em sites das instituições onde você deseja trabalhar e também em jornais de Concursos Públicos. Na página dos sites procure pelo link “Trabalhe conosco” ou “Currículos”. No site de uma associação de Educadores Sociais você poderá encontrar dicas de onde fazer cursos na área.
    /www.educadoressociais.com.br/index.php
  3. 3
    É possível também ser um Educador Social atuando no seu próprio bairro observando as pessoas marginalizadas e suas particularidades: do que necessitam, características físicas e de personalidade, observar suas famílias etc. Depois de um período observando tente se aproximar e conversar com elas tentando identificar de que forma você pode ajudá-las.
    Todos somos potenciais educadores sociais, basta termos coragem e disposição para enfrentarmos o diferente.

    Dicas:

    Frases sobre Educador Social

    Artigo: Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social - Maria da Gloria Gohn


    profissão de Educador Social,  Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, do Ministério do Trabalho e Emprego.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Congresso Mundial de Pedagogia Sociail -Luxemburgo


Bem-vindo ao mundo em Luxemburgo

mundo-congress1

Bem-vindo ao mundo em Luxemburgo

Os preparativos estão bem encaminhados para   o 18 º Congresso Mundial de Pedagogos Sociais  em  2 a 5 de abril de 2013, em Luxemburgo. . Durante quatro dias, o intercâmbio entre os colegas sobre as melhores práticas, desafios no trabalho de diferentes países de todos os continente estarão em foco. Cooperação que resultado será usado para definir objetivos e encontrar soluções Internacional.
Os principais objectivos do nosso trabalho será trocar informação para melhor integração e inclusão social. Nosso compromisso diário para crianças, adolescentes e adultos com as suas necessidades é um elemento importante para assegurar a coerência na nossa sociedade. Um trabalho de alta qualidade em várias instituições sociais e educacionais envolve o desenvolvimento em direção a um ensino sócio-coerente e progressiva. Qualidade exige o máximo profissionalismo que só pode ser alcançado com uma boa cooperação entre todos os intervenientes. Através de uma cooperação sistemática internacional, a rede torna-se mais aberto e eficiente, cheio de novas idéias.
Em uma sociedade moderna e multicultural, pessoas que trabalham pela igualdade e integração social tornaram-se indispensáveis. 

Regulamentação da profissão de Educad@r Social

A profissão de Educador Social não esta regulamentada. Até o presente momento temos a   CBO 5153   e o projeto em tramitação na Câmara Federal.

Este projeto não atende as nossas necessidades profissionais  e se faz necessário emendas que corrijam as dicotomias.

Cabe a nós educadores sociais, organizações classista  e instituições do terceiro setor  orientar os deputados que por ventura votamos ou mantemos contado sobre as reais  competências do Educado@r Social. Seja por meio de que deputado for, temos que fazer nossas as propostas chegar ao Congresso. Caso preferir encaminhe a Associação dos Educadores e Educadoras Sociais do Estadode São Paulo e-mail:  edsocsp@gmail.com

Uma vez aprovada tornar-se-á lei e será muito difícil e penoso fazer qualquer modificação.

Segue nos hiperlinks da PL5336/2009,   andamento do projeto,,  a CBO 5153 e  as emendas até agora consensuadas para o PL do Educador Social pela Associação Brasileira de Pedagogia Social   ABRAPSocial e as Competência do Educador Social aprovadas na Declaração de Montevidéu do XVI Congresso Mundial de AIEJI